sexta-feira, 26 de outubro de 2012

CASA - GRANDE & SENZALA

Os bambuzais ou taquarais eram os banheiros, cada qual dos escravos e senhores tinham suas moitas fechadas próximas as moradias. Umas varadinhas de bambú educa bem. Estou no "banheiro".

Casa-Grande & Senzala é um livro escrito pelo autor brasileiro Gilberto Freyre, e publicado em 1 de dezembro de 1933.
Freyre apresenta a importância da casa-grande na formação sociocultural brasileira, assim como a da senzala na complementação da primeira. Além disso, Casa-Grande & Senzala enfatiza a formação da sociedade brasileira no contexto da miscigenação entre os brancos, principalmente portugueses, dos negros das várias nações africanas e dos diferentes indígenas que habitavam o Brasil.
Na opinião de Freyre, a própria arquitetura da Casa-Grande expressaria o modo de organização social e política do Brasil, o patriarcalismo. Tal estrutura seria capaz de incorporar os vários elementos que comporiam a propriedade fundiária do Brasil colônia. Do mesmo modo, o patriarca proprietário da terra considerado dono de tudo que nela se encontrasse: escravosparentesfilhosesposaamantes, padrespolíticos
Este domínio se estabeleceu incorporando tais elementos e não de excluindo-os. O padrão se expressa na Casa-Grande que é capaz de abrigar desde escravos até os filhos do patriarca e suas respectivas famílias.

"DEMÔNIO" SÁDICO.

A ECONOMIA DO CAFÉ - ABOLICIONISMO (1888) E REPÚBLICA DO BRASIL(1889): "DEMÔNIO" PERDEU OUTRA.

CAFÉ & FUMO:

Publicado por em 15/08/2007

ÁFRICA <---> BRASIL


VAMOS COMEMORAR A ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA (1888)!
"BRAHMA, DESDE 1888"

----- //// -----

Valéria Valenssa, Globeleza de 1992 a 2004.


Publicado por  em 11/12/2008

Família.

Foto: 
---- //// ----
 Foto: http://profemernogueira.blogspot.com.br/2011/12/joanopolis-1712-braganca-paulista.html

 Foto: http://profemernogueira.blogspot.com.br/2012/03/so-o-que-me-faltava.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário