domingo, 13 de março de 2011

A MORTE DO JUDEU ERRANTE


Laquedem
Ô sombra da vida! Eterno desespero!
Sempre a pé, vendo o sofrimento;
Se eu insistir um pouco quando a noite vem;
O grito irrompeu na orelha macia;
"Corra Expiação, és um maldito!"
Obediente ao grito que eu temo,
A tendência é ir a frente, sob a maldição,
Eu continuo o meu caminho sem fim
Na estrada para o inferno, eu vejo o ponto de fuga.
Quanta a minha tristeza na Terra?
Senhor! Depois, qual será o meu cumprimento? ...
Morrer, morrer, terminar com a minha miséria,
Morrer finalmente escapar do meu destino!
Sonho selvagem, o fogo do céu, a peste
Salvei-me, eu chamo a morte em vão;
Sendo imortal, oh! Que desgraça! ...

Ó Deus! aqui está, a insensível morte negra? ...
Se eu pudesse amolecer sobre meus problemas? ...
Não importa a elegância do céu depois de minha maneira,
Vou tentar então outro sentido:

Venha a morte, pálida, ser útil para mim,
Subtraía os meus dias de vida,
Basta terminar a minha pena lamentável
Eu não posso mais arrastar os pés sangrentos;
Ouça, envia-me finalmente,
Apesar da minha prédica, tu, assim, escapa-me! ...

A Morte
Siga o seu destino, caminhando, sem parar;
Velho Laquedem, eu não posso bater em você.

Laquedem
Ô Redentor! Escute a minha oração!
Estou machucado. Agradecerei! Pare os meus passos;
Gosto de fazer a entrada, caminhei sobre a Terra de uma centena de vezes;
Para obter a misericórdia, a Cristo, ordeno a minha morte!
Seria um grande alívio ao Velho caminhante
No túmulo de tão cansado que estão os meus membros;
Divino Mártir, Jesus! Dignou a me ouvir,
Eu sofri muito por meus pecados passados.

O Cristo
Finalmente terminou, o pastor vos perdoará;
Descanse em paz até o grande julgamento
Até o som da trombeta
Para os pecadores ouvir o castigo;
Mas ao acordar, através de seu martírio,
Adonai, não o amaldiçõe;
Você receberá de volta o Império Celestial,
Você sofreu seu inferno na Terra.

E. Psnari

TRADUÇÃO DO FRANCÊS PARA O PORTUGUÊS

SEE:
http://profemernogueira.blogspot.com.br/2011/03/ermitao-em-joanopolis-sp.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário